Momento do Cascavel #16: vivendo como se estivesse morto

Cada batida de seu coração é uma vez a menos que ele pulsará. Quantas vezes você ainda vai parar para admirar o deus da lua Tsukuyomi? Dez? vinte? Apenas Kami tem a resposta, e aos homens cabe apenas saber que cada vez será uma vez a menos.

O Bushido é, manhã após manhã, a prática da morte. Considerar se ela virá aqui ou ali, imaginar todas as suas formas e posicionar a mente no centro na morte. Não é particularmente difícil. Seja determinado e avance. Dizem que morrer sem atingir seu propósito é morrer como um cão, mas esse é o caminho frívolo dos sofisticados. Quando pressionado entre a escolha da vida e da morte, não é necessário atingir seu propósito.

Todos queremos viver. E em grande parte construímos nossa lógica de acordo com nossos desejos. ‘Não atingir seu propósito e continuar a viver é covardia’. Esse é um pensamento perigoso. Pois não há desonra nisso. Essa é a essência do Bushido. Ao contemplar o seu coração toda manhã e noite, é possível viver como se já estivesse morto e ganhar a liberdade desse Caminho. Tal vida estará isenta da desonra e ela terá atingido seu propósito.

É indispensável que meditar sobre a inevitável morte seja uma prática diária. Todo dia quando o corpo e a mente estiverem em paz, deve-se imaginar ser rasgado por flechas, rifles, lanças e espadas, ser tragado pelas ondas, atirado no coração de um grande incêndio, atingido por raios, soterrado à morte por um grande terremoto, despencar de desfiladeiros de dezenas de metros, sucumbir a doenças ou executar o seppuku após a morte do mestre. Em cada momento de cada dia é preciso considerar-se já morto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s